Thursday, June 28, 2007

Momento cultural - continuação

Salvador Dali - El Gran Masturbador



Joan Miró - Boceto para el mural del Palacio de Congresos



Joan Miró - Paysage




Ao meu último post falta-lhe um pouco de descrição sobre o Museu Rainha Sofia e sobre o fantástico Guernica.


O museu está giro, mas ia fodido logo desde o inicio porque não deixam tirar fotografias. Hoje em dia é sempre a mesma merda em qualquer sitio onde se vá. Nos museus não deixam tirar fotos, nas catederais a mesma coisa, exposições seja do que for idem. Qualquer dia até vai ser proibido tirar fotos aos edifícios na rua. O que aqueles filhos de uma grandessissima puta querem é vender o merchandising caríssimo que têm na loja do museu.


Mudando de assunto, as exposições permanentes muito boas. Picasso, Salvador Dali, Joan Miró, Max Ernst, Kandinsky e muitos muitos outros.

O Guernica é a estrela do museu. Eu já sabia que era grande, tinha assim uma ideia de um quadro desses grandes que se põem na parede da sala por cima do sofá, mas a realidade é ainda melhor. Ele não é um quadro que se ponha na parede da sala, ele é a parede da sala!! É gigantesco e fantástico, simplesmente fantástico. Ao contrário da Mona Lisa, que é uma desilusão quando se vê, pois imagina-se um quadro do tamanho de um poster e quando se chega lá ao pé damos de caras com um quadro aproximadamente do tamanho de uma folha A4. (Nota para os mais distraidos: É óbvio que a Mona Lisa não está no Museu Rainha Sofia, estava apenas a fazer uma comparação).

Têm também umas fotos excepcionais do Work In Progress da criação do Guernica tiradas por Dora Maar no próprio estúdio de Picasso.

Fora isso Há por lá uns quadros de Miró bastante giros mas há um que é de chorar a rir. Imaginem uma tela branca com umas 6 ou 7 pintas negras e nada mais. Disse à minha mulher que se quiser ter uma obra do Miró em casa e já que as nossas paredes são brancas, bastava colocar as pintas pretas et voilá. Queria pôr aqui uma foto mas não encontrei em lado nenhum.

Há por lá muitas outras coisas, e exposições temporárias, mas o mais giro são as exposições permanentes.

Depois do museu, como a garganta estava seca, a melhor solução foi ficar sentadinho na esplanada do El Brillante, à sombra, a beber umas quantas Jarras de cerveja acompanhados de uns famosos calamares e boa companhia da Lena, amiga tuga também desterrada em Madrid.

Tuesday, June 26, 2007

Momento Cultural

Depois de adiar, adiar novamente e voltar a adiar, fui finalmente vê-lo.




Aqui ficam uns links interessantes:

Museu Rainha Sofia

Guernica na Wikipedia

Friday, June 15, 2007

Artigo científico

Aqui vai um post dedicado aos meus amigos e colegas cientistas que passam a vida enfiados em laboratórios e cuja leitura de cabeceira são artigos chatos e intermináveis.



Aqui lhes deixo um link para um artigo bastante mais interessante que os que estão habituados a ler.



Deixo aqui também um agradecimento à esposa por me ter mostrado o artigo e já agora às guapas colegas de trabalho que ela tem por terem descoberto esta pérola da bibliografia científica.



Aí vai então o link para o PDF ---> CLICK HERE <---