Ontem à noite pergunta-me uma amiga: "
Epá, na expressão 'Tirar os três' quais são os três?". E, entre outras coisas, continuou dizendo: "
Já pensei um bocado sobre isso e acho que será a ratinha o rabinho e a boca".
Primeiro impõe-se dizer que, quer os pensamentos dela estivessem certos ou errados, gosto da sua maneira de pensar. Mulher que pensa assim compreende profundamente a essência de qualquer relação a dois.
Dito isto, tenho de afirmar que a pergunta é uma boa pergunta. O assunto remonta aos primórdios da história do sexo. Neste caso, para darmos uma resposta temos de recuar, de espermatozóide em espermatozóide, até aos nossos antepassados que inventaram essas expressões fundamentais na língua portuguesa que tanta riqueza dão ao nosso vocabulário. Mas como eu não estou para isso e vivo na era da internet, googleio a questão e já está.
Nos dicionários de calão disponíveis, (como por exemplo
aqui) a expressão é usada, no seu todo, apenas com o significado de perda de virgindade, sem qualquer alusão ao número três em particular. No entanto a Wikipédia, que se tem revelado uma caixinha de surpresas, está de acordo com a minha imaginativa amiga e refere: "
tirar os três (sexo vaginal, oral e anal)". Devo dizer que não estou de acordo com esta teoria, por três razões muito simples.
1) Este termo é aplicado indiscriminadamente a homens e mulheres. Acho que não preciso de explicar onde está o problema.
2) Sempre que se tira a virgindade a alguém, essa pessoa, para todos os efeitos, fica sem os três. Muito raramente alguém (neste caso teria que ser mulher) perde a virgindade e os três - sentido wikipediano - na mesma sessão. Desse modo, além de não fazer sentido dizer que umas perderam os 2, outras perderam o 1, e quase todas já perderam os 3; revela-se difícil e pouco prático tratar dessa contabilidade.
3) Não se pode referir a tirar os três como sendo sexo vaginal, oral e anal. Se assim fosse estaria-se a tirar os três repetidamente às mesmas pessoas, despojando assim a expressão do seu sentido mais fulcral que é a perda de virgindade.