Tuesday, January 17, 2006

Desporto = Futebol??

Hoje, numa das minhas habituais voltas pelos jornais portugueses na sua versão online, voltei a deparar-me com algo que me intriga profundamente. Pergunto-me se em Portugal não se sabe o significado da palavra Desporto. Será que na escola ensinam que a palavra desporto é sinónimo de futebol? Sinceramente não me lembro disso ao longo da minha vida escolar, mas que a ideia está enraizada nas mentes portuguesas, lá isso está.
Senão vejam bem estes 3 exemplos:
No Público, na secção última hora e notícias de desporto, apareceram-me 23 links para notícias de desporto, das quais apenas 1 era para dar a conhecer o nome dos vencedores do Dakar. Todas as outras (22) eram de futebol.
O Correio da Manhã parece mais correcto ao colocar um link para "Futebol em directo" e outro para "Desporto". A esperança volta a existir... Ao abrir o link Futebol em Directo aparecem coisas relacionadas com futebol, o que não é de estranhar. A surpresa aparece quando se abre o link Desporto onde, em 11 notícias e 10 denominados "outros artigos", surge-me apenas um artigo sobre o torneio de ténis na Austrália e tudo o resto é... FUTEBOL!
O Diário de notícias na sua secção de desporto, tem apenas 3 notícias, das quais 2 de futebol e 1 de ténis.

Agora eu pergunto, mas será que para Portugal e para os portugueses o mundo dos desportos se resume ao futebol??

1 comment:

Unknown said...

É tanto assim que não deve haver mais de meia dúzia de pessoas a saber que hoje o Benfica joga um jogo importantíssimo de vólei para a Top Team's Cup, uma das competições europeias de vólei mais importantes.