Monday, October 03, 2005

Alienado, always & forever.

Todos os dias, ou quase, vejo os blogs dos meus amigos (alguns pelo menos). E acho estranho.
A maior parte deles estão no estrangeiro, e os outros estão em vias de ir. O que leio nos seus blogs são as histórias de como vão as coisas por países mais endinheirados que PORTUGAL. Nessas histórias contam-se passeios, saídas, borgas; descrevem-se lugares, vistas, cheiros, gastronomias; enfim, toda uma panóplia de coisas que o Tuga viajante logo procura fazer para ocupar os seus dias num lugarejo estranho. A sua própria existência depende de logo ir passear, conhecer a cidade / país onde está, experimentar tudo, ver tudo, viver tudo...
Daí se conclui que, ou eu não sou Português, ou não sou normal. O que eu quero mesmo é passar o meu tempo em casa, descansadinho, sem ninguém a chatear-me. Não quero ir cansar-me a passear, não quero andar no meio de multidões, não quero estar em filas gigantescas para os museus e afins aqui da zona, não quero que me chateiem.
Estive em Madrid e circulei pela cidade. Bonito realmente, com as suas ruas e pessoas, mas é acima de tudo, uma cidade, como milhares de outras cidades. Fui ao retiro (parque no meio da cidade) demasiadamente grande e cheio de gente. Fui ao jardim botânico que é lindo e muito mais organizado que o Português. Fui ao Museu do Prado e achei detestável. Metros, comboios, autocarros, teleférico, etc andei em tudo e nada me fez pensar que era melhor ou pior do que os equivalentes portugueses. Simplesmente são meios de chegar do ponto A ao ponto Z passando por todas as outras letras do alfabeto. Fui a outros lados, às vezes parei, outras mesmo só de passagem e, no fundo no fundo o que quero mesmo é ficar em casa nos fins de semana (coisa que os espanhóis são incapazes de fazer), ir ao supermercado comprar os produtozinhos necessários à minha nutrição e mainada! Quero lá saber de museus, exposições e o raioqueosparta. A única coisa que eu ainda ia gostando de fazer é ir ao cinema de vez em quando e aqui até isso me lixaram. Os sacanas dobram os filmes todos em espanhol... Labregos!

É estranho. Sinto-me estranho. Se calhar não sou normal. Se calhar sou o único normal. Ou então enganei-me na estrada e vim parar a um planeta errado... Sou um alien.

No comments: