Thursday, December 16, 2004

Livros depressivos

Acabei de ler o livro: "Amor, curiosidade, prozac e dúvidas." de Lucía Etchebarria.
Era um livro que andava há imenso tempo a querer ler e finalmente surgiu a oportunidade!
Li o original em espanhol e gostei imenso! Não de ler em espanhol, mas do livro em si.
É um pouco do estilo do Nação Prozac de nao me lembro quem mas que lembro que comprei há dois anos na feira do livro em Lisboa e que me custou 19.95!! Ainda por cima emprestei-o e acho que nunca mais o vou ver.
Voltando à vaca fria, queria mesmo dizer que é lixado ler estes livros sobre pessoas pseudo maníacas, depressivas, de tribus urbanas politoxicómanas vivendo as suas paixões, contradições, depressões, crises existenciais, etc.
É lixado porque um gajo vê-se em tanta coisa do que lá está escrito, em tantos pormenores... Pormenores que nos assustam que nos identifiquemos com eles. Mas por sua vez há outros com que não nos identificamos, ou seja, que não se passam connosco. Muitos desses ficamos felizes por não fazerem parte de nós, mas outros dá vontade de provar um bocadinho e sentimo-nos, ao nos bater assim de repente, que há imensa coisa que não estamos a viver... Não é nada que não se saiba já, mas assim posto de bandeja faz mossa.
Enfim, li e gostei, mas os livros deste estilo fazem pensar um pouquinho mais do que deviam...

1 comment:

Unknown said...

ola! você deve ser português, e estava procurando algo para ler, algum livro na verdade, encontrei seu site, ou sítio, como vocês dizem, risos!! e queria ler esse livro que você leu, mas como nosso dialeto é um pouco diferente, eu não sei qual o significado de gajo e lixado. desculpe-me minha falta de informação mas poderia responder-me?
contudo, eu vou procurar esse livro aqui no Brasil e talvez eu encontre ele traduzido para o português brasileiro. agradecido !